quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

22 ANOS SEM NOIDE CERQUEIRA

Festeiro que se ligava numa única canção – “Marina” de Dorival Caymmi - e amigo que só tratava o próximo de “gigante” ou “categoria”, foi no entardecer de quinta-feira, 19, há 20 anos, em pleno verão, o falecimento de Noide Ferreira de Cerqueira, em acidente automobilístico na rodovia Feira-Salvador. O sepultamento aconteceu no dia 20 de janeiro, em 1995
Impossível enumerar a grande trajetória de Noide Cerqueira, mas é certo que mesmo tendo partido para o “andar de cima” ainda jovem, ele está entre as personalidades feirenses mais importantes na segunda metade do século XX.
Como advogado, logo depois de formado instalou no extinto Edifício Pires o escritório de advocacia com o nome de fantasia EXNORE -  EX, de Expedido Nascimento; NO, do próprio Noide Cerqueira e RE, de Renato Ribeiro Sá.
Fosse como diretor, conselheiro ou simples associado, muito contribuiu para os tempos de glórias dos principais clubes sociais da cidade como Cajueiro, Tênis, Euterpe e do Ali-Babá, onde deixou seu nome na “pedra fundamental”.
Está entre os desportistas que lutaram e conseguiram colocar o Bahia de Feira na divisão de profissionais e foi um dos responsáveis pela não extinção do Fluminense, assumindo a presidência do seu conselho deliberativo.
Homem de negócios, membro do Grupo Modesto Cerqueira, participou de vários empreendimentos da família, com destaque para Norauto Veículos, Norauto Caminhões, Jacuípe Veículos e Pedro Falcão Viera Center.
Como homem público muito se dedicou a sua terra. Do prefeito José Falcão da Silva foi diretor da autarquia Surfeira e no governo do prefeito Colbert Martins além de Coordenador do EPI chefiou três secretarias - Planejamento, Serviços Públicos e Extraordinária, esta responsável por modificações na estrutura organizacional da Prefeitura.
Já no legislativo, o fato inédito de interromper o mandato de vereador e assumir o de deputado federal, ao ser eleito para a Câmara dos Deputados nas eleições de 1974 depois de inesquecível campanha de apenas 14 dias, no lugar de Chico Pinto, que preso, ficou inelegível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário