sábado, 31 de outubro de 2015

OS PRIMEIROS DIAS DE NOVEMBRO

Feira ontem, 1935

O mês de novembro começa neste domingo, 1º. Vamos aproveitar o fim de semana prolongado, fazer uma viagem no tempo e se encontrar com as notícias locais nos primeiros dias do distante novembro de 1935, há 80 anos, através da edição do jornal Folha do Norte que circular  no sábado, dia 2.

Em razão da data, Dia de Finados, logo na primeira página artigo com o titulo “O Dia dos Mortos”, assinado por Antonio Augusto. O articulista encerra o texto pedindo que “Haja paz ao menos na mansão dos mortos”.

O jornal destaca ainda na primeira página o “movimento diário da tesouraria” da Prefeitura (foto 1). Publica o boletim afixado na porta do paço municipal que mostra as despesas combinando com a receita até o dia 31 de outubro com as assinaturas de Arthur Fróes (Tesoureiro) e Virgilio Bastos (Contador).

Anuncia “o novo horário estabelecido pela superintendência da Viação Térrea Federal Leste Brasileira para os trens do ramal da ex-Central da Bahia que vincula Cachoeira à Feira. De Cachoeira para Feira, os comboios partirão às 7 horas nas segundas e terças-feiras e às 17 horas, nas quartas, quintas, sextas-feiras e sábados”.

A mesma nota, que também ganhou primeira página,  acrescenta que “De Feira de Santana para Cachoeira os trens deixarão a ‘gare’ (foto 2) às 7 horas nas quintas, sextas-feiras e sábados e às 16 horas,  nas segundas-feiras e domingos.

O semanário informa que “Em reunião efetuada há dias, elementos musicais desta cidade deliberaram festejar em 24 do andante, Santa Cecília, padroeira dos músicos, fazendo celebrar missa na matriz, realizando um concerto popular na Praça de Sant’Anna e uma seresta no edifício da Prefeitura Municipal”. 

Marcada para o “derradeiro dia do mês incipiente”, a formatura dos “alunos mestres pela Escola Normal Rural” já estava com sua programação definida: Solene colação de grau às 21 horas, missa festiva na Matriz às 10 horas do dia imediato, entrega do quadro de formatura aos lentes homenageados na “25de Março”, seguida de festa dançante”.

Ao todo foram 44 formandos, tendo como paraninfo o professor Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor da escola, sendo orador oficial o professorando Benedito Figueiredo de Farias. No quadro de formatura destacam-se, além da efígie do paraninfo, as do doutor Otto Schimidt (honra ao mérito) e da profª. Germinia Freitas de Carvalho (preito de gratidão).

Muita gente de Feira foi a Irará assistir a inauguração do edifício das escolas reunidas batizado com o nome do governador, capitão Juracy Magalhães. Segundo o jornal o prefeito de Irará, Elysio Santana embelezou a cidade para receber a comitiva governamental.
Toda cidade lamentou fato ocorrido na noite de quinta-feira, dia 31. No instante em que o Circo Alegria fazia sua estréia na cidade um acidente  em pleno espetáculo tirou a vida de um menor trapezista, de apenas nove anos de idade. O show foi cancelado e o delegado de policia, Capitão Manoel Eliodoro Gilberto convocou os proprietários do circo que foram interrogados.

Dentro  do noticiário social, o jornal registra que esteve na sede do município “o capitão José Gregório de Araújo, estimado fazendeiro e influente político no distrito de São Vicente, neste Município”.

Ainda na crônica social, o casamento de Wenceslau da Silva Dantas  com a senhorinha professora Marilia Alves Bastos, ela filha de Virgilio Bastos, contador da Prefeitura.  Foram testemunhas o prefeito Heráclito de Carvalho, o diretor do jornal Raul Silva, o abastado fazendeiro Pedro Dias de Carvalho e o negociante Josias Mendes Leite.

Está no jornal que na feira-livre da ultima segunda-feira do mês de outubro, chegaram ao Campo do Gado General Câmara (foto 3) , 2.754 bovídeos. Jequié com 370 cabeças, Tanquinho de Feira 308, Vitória da Conquista 277, Serrinha 214, Gameleira 145, São Gonçalo 142, Jaguaquara 140, Capivari 120 e Itaberaba 108, foram as localidades de onde vieram as maiores quantidades.

A mesma nota registra outros tipos de animais, assim distribuídos: eqüinos - cavalos (45), asininos – burros (15), muares - mulas (56), caprinos - cabras (41), ovinos – ovelhas (83) e suínos – porcos (122).  Também chegaram 923 aves que foram todas vendidas ao longo do dia.

Ganhou destaque naquela edição do jornal Folha do Norte, o movimento verificado no hospital Dom Pedro de Alcântara durante o mês de outubro, conforme dados fornecidos pela Santa Casa de Misericórdia, que no mês teve Dário Santana como irmão visitador e Astrolina Soares de Azevedo como irmã protetora.

Pelos números oficiais, na enfermaria entraram 18 doentes, sendo 10 homens e 8 mulheres. Saíram curados 6 homens e 5 mulheres; melhorados, 1 homem e 4 mulheres; sem melhora 1 homem e 1 mulher. Ainda segundo os dados da Santa Casa, na Sala do Banco foram receitadas 34 pessoas.  (Adilson Simas)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário