domingo, 31 de agosto de 2014

IMAGEM DO TEMPO - II


Programas de auditório
Neste domingo, século XXI, viajo no tempo e reencontro com os programas de auditório da Rádio Cultura - ZYN 24, "a mais querida da cidade", nos idos de 1960. Aos domingos, casa cheia, a professora Alcina Dantas abria a programação comandando o "Brasil de Amanha" que revelou entre outros, Marcelo Melo que chegava acompanhado do fã clube tendo à frente a própria mãe Gilza Melo, dona da Escola Prat Feirense.
Na sequência vinha o programa de calouros "Canta Brasil" onde surgiram grandes cantores como Antônio Moreira que em 1969 agitou a cidade com o hino do meu time:
"Fluminense bravo touro pioneiro, alegria da torcida tricolor; entre os clubes da Bahia é o primeiro, no gramado tu és sempre vencedor; tua glória merecida e honrada, em três cores ostentando tua vibra; a tua bandeira é a mais querida".
E finalmente o programa com a "Prata da Casa", desde Ivanito Rocha que no sábado, com Raimundo Lopes, fazia "Duas vozes e um violão", à Aristeu Queiroz ora exaltando o amor por "Zefinha que deixou em Jacobina", ora cantando a cidade: 
"Feira de Santana, lembro o meu passado, quando era menino que brincava no campo do gado".
Uma grande atração da MPB fechava a manhã de domingo. Recordo o auditório em silêncio ouvindo o antigo José Augusto dizer cantando:
"Espero um raio de luz, para iluminar o meu caminho; cada passo que dou tem os pés cravados de espinhos..."
Recordo também Núbia Lafaiette acompanhada por Bebé coleira e seu saxofone, consolando os não correspondidos: 
-"Seria tão diferente, se a gente que a gente gosta, gostasse um pouco da gente..." 

Um comentário:

  1. Faltou a referência a Hiberlúcio Souza e seu programa de calouros dos sábados à noite também na Rádio Cultura. Você sabe por onde ele anda?

    ResponderExcluir