terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PARA ESPECIALISTAS, CONSUMISMO GERA ESTRESSE GENERALIZADO E FAZ NATAL PERDER O SIGNIFICADO


Paradinha para ver a árvore de Natal do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, gera congestionamento

Heloísa Noronha 
Do UOL, em São Paulo 


À medida em que o Natal se aproxima, um certo caos parece se espalhar por todo o país. A confusão, nítida em especial nas grandes metrópoles, ocorre na forma de engarrafamentos, motoristas impacientes, filas nos estacionamentos dos shoppings, supermercados cheios, ruas abarrotadas e centros comerciais apinhados de gente ansiosa, apressada, irritada e, principalmente, doida para comprar.

Segundo a psicóloga Suzy Camacho, comprar está relacionado à sensação de prazer. “Em períodos como o Natal, em que a compulsão por gastar aumenta, o bem-estar se intensifica. E tudo o que impede de obter essa sensação o mais rápido possível –filas nos caixas, trânsito, gente nos corredores dos shoppings– acaba irritando muito. E as pessoas se voltam umas contra as outras em um momento que deveria ser de respeito ao próximo, de confraternização, de pensar coletivamente”, afirma. CONTINUE LENDO
Se você não fez tudo o que queria em 2012, 
pense que logo mais 
vem um ano novo, 
diz psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário