segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

REISADO DE SÃO VICENTE ESPALHA ALEGRIA EM TIQUARUÇU E COMUNIDADES RURAIS VIZINHAS

Festa de Reis é tradição no distrito há mais de cem anos


Um conjunto de manifestações culturais e religiosas foi levado para as ruas do distrito de Tiquaruçu na tarde deste domingo (8), com o desfile do Reisado de São Vicente. A atração faz parte da programação da Festa de Reis, que é tradição no distrito há mais de cem anos. Assim como nas edições anteriores, o Reisado espalhou alegria por onde passou.
O grupo, formado por cantores, sambistas, tocadores e os três reis magos deixou a sede da Organização Cultural e Artística Reisado de São Vicente (Orcare) e fez o trajeto até o palco principal da festa ao som de marchinhas executadas por uma fanfarra. No palco, a apresentação foi aberta pelo aboio de um vaqueiro, que deu espaço para o som do tradicional samba de roda, cantado pelo Reisado de São Vicente, e para o forró, levado pela banda Chapéu de Couro.
Mesmo debaixo de um forte sol, não faltou samba no pé. O público dançou pra valer ao som das músicas de raiz e cantigas de roda. Para a agricultora Pedra Santos das Virgens, 57 anos, que mora no distrito de Maria Quitéria, o Reisado é sinônimo de alegria. “Quem não participa do samba não é feliz. Como ficar de braços cruzados apenas assistindo o desfile? O bom mesmo é se envolver, entrar na roda e sambar. Nem o sol atrapalha; ajuda é abrilhantar ainda mais a festa”, considerou.
Para o cantor e compositor Asa Filho, que comanda o grupo Chapéu de Couro, a Festa de Reis de Tiquaruçu expressa a riqueza da cultura regional. “Estamos ajudando a preservar nosso patrimônio cultural. É este o verdadeiro significado deste evento”, ressaltou. A animação da festa contou, ainda, com o desfile do bloco Na Carona, e prosseguiu com as apresentações das bandas Sem Mais Nem Menos, O Bote, Simplicidade A Mais, Viola de Doze e Nenem do Acordeon.
O prefeito Tarcízio Pimenta prestigiou o evento na tarde deste domingo, acompanhado dos secretários de Comunicação Social, Fabrício Almeida; de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes; diretor de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Porto, e do superintendente do Procon, Rafael Cordeiro. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário