domingo, 30 de outubro de 2011

MÉDICO VISITA LULA E DIZ QUE ELE ESTÁ 'BEM HUMORADO E CONFIANTE'

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO




O médico Roberto Kalil Filho visitou neste domingo (30) o amigo e paciente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi diagnosticado ontem com um tumor na laringe, em sua casa em São Bernardo (SP).

Kalil Filho ficou no local por meia hora e afirmou que Lula está bem e tranquilo. "Ele está extremamente bem humorado e confiante e isso é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento", disse. "Marisa [mulher de Lula] é o braço forte e os dois estão tranquilos", reiterou

O médico disse ainda que está acompanhado de filhos e neto, mas não soube informar se ele recebeu outras visitas.

Kalil Filho falou com a imprensa a pedido de Lula, que afirmou a ele querer total transparência à população. "Ele determinou aos médicos que fossem bem transparentes, Lula sabe o que foi diagnosticado, tudo foi bem discutido."

O ex-presidente começa a quimioterapia amanhã, às 9h, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os médicos optaram por esse tratamento para tentar preservar o órgão.

Além de um boletim, segundo Kalil Filho, o médico Luiz Paulo Kowalski dará explicações amanhã sobre a doença à imprensa.

Lula passou o dia descansando em São Bernardo e seguindo a orientação médica de falar pouco. O ex-presidente passou por exames ontem, que detectaram a doença.

O fumo pode ter sido a causa para o câncer, segundo o oncologista Artur Katz

Ex-fumante de cigarros, Lula gosta de cigarrilhas, hábito que dividia com o seu vice, José Alencar, morto em março deste ano, após lutar por mais de 15 anos contra um câncer.

Os dois também costumavam tomar "uns golos", como dizia Alencar. O álcool é um fator de risco a mais para a evolução da doença. Mas também existem causas virais e não é possível ainda afirmar o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.

O tumor na laringe tem cerca de 3 cm, segundo a Folha apurou com médicos do hospital.

Katz disse que o tumor "não muito grande" foi descoberto na manhã de ontem. "As chances de cura são excelentes."

Antes de deixar o hospital, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que relatou tranquilidade do ex-presidente.

"Dona Marisa, Lula estão tranquilos, confiantes, porque o problema dele tem cura. Foi pego no início, então as perspectivas são boas.

"Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.
Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário