domingo, 27 de março de 2011

VEJA QUEM SÃO AS MAIORES "CANALHAS" DA HISTÓRIA DAS NOVELAS

Patricia Pillar (Flora), A Favorita, 2009: “ALTO.Flora é hors concours em termos de canalhice. Mais, ela é psicopata. Ameaça a própria filha. O ‘outro’ não existe"


Autora do livro “Canalha, substantivo feminino” avalia as canalhices femininas na teledramaturgia brasileira


Na ficção, as mulheres dominam papéis em que impõem seduções em forma de vilanias sentimentais. Várias novelas na televisão brasileira têm exemplos de canalhas do sexo feminino.
O livro “Canalha, substantivo feminino”, de Martha Mendonça, coloca a mulher na posição que, tradicionalmente, é ocupada pelos homens. Segundo a autora, elas também dão seus golpes, pulam a cerca, dão desculpas esfarrapadas e traem sem dó nem piedade.

A reportagem do iG separou alguns exemplos da ficção, para que a autora do livro avaliasse cada um deles em diferentes níveis: “leve” (para canalhas facilmente perdoáveis), “médio” (para canalhas que, apesar de tudo, têm um toque de humor), “alto” (canalhas imperdoáveis).

Confira a seguir quem são elas, segundo Martha Mendonça – quase uma “canalhóloga”, especialista em identificar canalhas: AQUI

Beatriz Segal (Odete Roitman), Vale tudo, 1988: “ALTO. Até acho que a Odete é menos canalha que Maria de Fátima porque tinha apreço pelo filho. Mas ambas são as maiores”

Glória Pires (Maria de Fátima), Vale tudo, 1988: "ALTO. Maria falava mal de todo mundo e sacaneava a mãe, o que já a coloca em alto grau de canalhice”

Dira Paes (Norminha), Caminho da Índias, 2008: “MÉDIO. Norminha era casada com o guarda de trânsito e saía atrás de outros homens pela vizinhaça

Adriana Esteves (Sandrinha), Torre de Babel, 1998: “MÉDIO. Apesar de ser a vilã, tinha um certo humor. A Sandrinha foi uma querida canalha, com a simpatia do público

Nenhum comentário:

Postar um comentário