segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ELEITOR JÁ CONSIDERA DILMA "MAIS PREPARADA" QUE SERRA


Em Josias de Souza
Eleitor já considera Dilma ‘mais preparada’ que Serra

Numa tentativa de fugir da armadilha plebiscitária urdida por Lula, José Serra idealizara uma campanha centrada no cotejo biográfico.

Em vez de um embate do tipo Era Lula X Fase FHC, o tucano promoveria a comparação de sua biografia com a de Dilma Rousseff.

Serra imaginara que, em pouco tempo, convenceria os eleitores de que é mais preparado do que a rival para gerir o legado de Lula, aperfeiçoando-o.

O Datafolha informa que o plano fez água. Em maio, a maioria do eleitorado achava Serra (45%) “mais preparado” do que Dilma (29%).

Hoje, a curva se inverteu. Agora é Dilma (42%) quem é vista como “mais preparada” do que Serra (38%).

Nesse quesito, a pupila de Lula cresceu 14 pontos percentuais no Sudeste e 18 pontos no Nordeste. Entre os mais jovens, subiu 17 pontos.

Escassos 35 dias separam o eleitor das urnas. Serra dispõe de 25 dias a mais do que os dez dias que abalaram o mundo, em 1917, e deram à luz a Rússia bolchevista.

Num período pouco maior, 40 dias, Jesus peregrinou pelo deserto. Jejuou entre feras e resistiu às tentações de satanás.

Hitler só precisou de 41 dias para invadir a França, em 12 de maio de 1940, e festejar a rendição do inimigo, em 22 de junho do mesmo ano.

No caso de Serra, porém, a rendição foi prematura. Já na primeira semana da guerra televisiva, o tucano cedeu à tentação. E levou Lula à sua propaganda.

Com esse gesto, o presidenciável tucano evidenciou a improbabilidade de se tornar o protagonista de uma virada.

Serra é hoje, o candidato favorito a fazer de Dilma uma presidente eleita em primeiro turno.

Submetido a um tempo que voa, Serra padece o presente sem perspectiva de futuro. Parece condenado a assistir ao pretérito passando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário