terça-feira, 30 de março de 2010

CURSO CAPACITA ESTUDANTES DE PSICOLOGIA EM ORIENTAÇÃO VOCACIONAL


Maria Edíria Dantas Guedes está no 7º semestre do curso de Psicologia, alternativa que surgiu depois de incursões por várias áreas, tentando descobrir a vocação. Ela é uma das participantes do Curso de Capacitação em Orientação Vocacional, que está sendo realizado pelo Colegiado de Psicologia, no campus da FTC Feira. O primeiro encontro aconteceu no dia 25 de março e mais dois estão programados para os dias 8 e 22 de abril.
Hoje, a estudante que já ficou 16 anos afastada da sala de aula avalia que perdeu muito tempo por falta de orientação. “Fiz três vestibulares em áreas diferentes e ainda tentei levar adiante em duas oportunidades”, conta Maria Edíria, lembrando as tentativas de cursar Ciências e Biologia na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). “Me encontrei no curso de Psicologia”, garante.
Assim como ela, Magno Souza, do 8º semestre, também considera que a orientação vocacional é importante para a escolha profissional. “As instituições vocacionais não preparam os estudantes sobre esse aspecto e isso faz com que eles se tornem meros repetidores de opiniões”, diz o estudante. Para ele, a orientação vocacional hoje é uma exigência de mercado.
Já Margarete Carneiro, que cursa o 7º semestre, destaca a necessidade de se estimular a dinâmica do auto conhecimento. “Não é somente o teste vocacional, mas todo o processo”, diz a estudante, que integra o grupo de 30 alunos que participam do curso, que está sendo ministrado pelas professoras Carolina de Matos, Nicole Bisinella e Cristiane Souza, que também é coordenadora do curso de Psicologia.
De acordo com Cristiane, o objetivo do curso é “incrementar a formação dos alunos em orientação e inserção profissional de jovens”. Desse modo, o curso busca refletir sobre os diversos fatores que direcionam uma escolha profissional. A atividade, que tem uma carga horária de 12 horas, é coordenada pelo Núcleo de Apoio em Psicologia Escolar (NAPE).
Por Madalena de Jesus e Socorro Pitombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário