domingo, 28 de março de 2010

AS DÚVIDAS SOBRE O DATAFOLHA



No Blog do Nassif
Ontem o Paulino escreveu que:
“Tanto a recuperação de Serra quanto a estabilização de Dilma ainda terão de ser confirmadas como tendências por novos levantamentos.” Mauro Paulino
O fato é que essa pesquisa trouxe um dados específico na região Sul difícil de ser explicado. A diferença subiu de 14 para 28% (de 38 a 24 para 48 a 20). Isso representou 2,5% dos 5% que diferença entre os candidatos cresceu.
Eu não gosto de questionar instituto de pesquisa pelo ponto de vista ético. Não gosto quando tucanos pedem auditorias de pesquisas, não farei o mesmo.
Mas claramente esses dados fogem de qualquer razoabilidade, pois não houve fato no nenhum que pudesse mudar a opinião de uma região dessa forma e só nela..
E nesse artigo ele afirma que 14% dos brasileiros estão altamente propensos a votar na candidata de Lula, mas não sabe quem é. Resolveria esse enigma se refizesse a pesquisa logo após informar o pesquisado.
Outro ponto a ser comentado é a diferença entre o Datafolha e os outros institutos quanto ao voto espontâneo em Lula. No Datafolha na casa dos 8% nos outros, na casa dos 20%.
Sem os dados completos no site do instituto, não podemos fazer uma análise mais específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário