sábado, 19 de setembro de 2009

FEIRA ONTEM EM SETEMBRO

Também na edição impressa da TRIBUNA FEIRENSE

ASPIRANTES DO FLU
1948
– Em reunião presidida por Manuel Contreiras e tendo como secretário Issac Suzarte Gomes, a diretoria do clube escolheu Osvaldo Torres, Ilo Brasileiro, Enádio Morais, José Gomes Moreira e Alberto Sampaio Oliveira para “gerirem o quadro de ‘Aspirantes’ com suas próprias responsabilidades”.
- Foi na quinta-feira, 23, na residência de Helio Brasileiro...
PASSADO E PRESENTE
1957
– Missa na capela do Asilo, sessão presidida por Padre Mário Pessoa (foto), exibição das filarmônicas da cidade, colocação de flores na estátua de Padre Ovídio, seu fundador, marcaram os 81 anos da Sociedade Montepio dos Artistas Feirenses.
- Este mês quase despercebido o Montepio comemora 133 anos...

NO TEMPO DA AFES
1960
– Empossados na Associação Feirense dos Estudantes Secundários Raimundo Morais (presidente), Osvaldo Brasileiro (vice), Teonílio Falcão (sec. Geral), José Elmano Portugal (1º secretário), Ruy Cleidson (Finanças), Armando Luiz Sampaio Silva - foto atual (imprensa), Liege Portugal (Social), Adalgisa Andrade (Cultura) e outros.
- Tendo com sucedânea a Casa do Estudante, a AFES é só saudade...

COMICIOS PRÓ LOTT
1960
– “Mais dois comícios da Caravana Nacionalista nos bairros São Gonçalo (Cruzeiro) e Estação Nova, nos dias 23 e 24. Entre os oradores, Colbert Martins, Humberto Mascarenhas, Estevam Moura, Hamilton Cohin (foto), Antonio Nery e Joel Benigno”.
- Gazeta do Povo, 25, campanha Lott presidente, Jango vice...

ROTINA DE GOVERNO
1966
– “A Prefeitura Municipal está empenhada em pavimentar e iluminar, a mercúrio, a Praça João Barbosa, para a inauguração do Fórum Filinto Bastos. O prefeito já adquiriu, à Philips do Brasil, as luminárias para aquele logradouro”
-Edição nº 2.987 do jornal “Folha do Norte” do di 24...

“FURO” DO COLUNISTA
1970
– Está na primeira edição do jornal “Feira Hoje”, que circulou no dia, 5: “Este colunista foi informado que a partir do dia 7 deste mês, serão mudadas as insígnias dos Oficiais da Policia Militar do Estado da Bahia. Esta é um furo”
- Coluna “Notas Militares”, de Antonio Carlos Coelho (foto)...

“SAULO” KRUSCHEWSKY
1971
– Na imperdível coluna “Fim de Semana”, o médico Carlos Kruschewsky (foto), com o pseudônimo “Saulo Daqui” escreveu: “Convençam-se que FEIRA HOJE vai ser amanhã o que foi ontem: um órgão em defesa da comunidade”.
- Foi na edição. 53, marcando o primeiro aniversário do jornal...

ERRANDO NA CONTA
1976 – Do edil Sinésio Felix (foto) no “Feira Hoje” de sábado, 4: “Em Humildes e Limoeiro terei 60% dos votos, não importando a candidatura do administrador Antonio Brandão nem tampouco as incursões de Antonio Carlos Marinho pelo setor
- Abertas as urnas do distrito, Brandão teve 738 votos, Sinésio 86...

A CIDADE E O CURSILHO
1978
– O jornal “Feira Hoje” destacou na página 2 que Eneida Pitiá de Araújo, Jerônimo Souza Freitas e Frei Fernando “estarão participando da reunião de todos os secretariados do cursilho”. Foi em Itaici, São Paulo, de 21 a 24 de setembro.
- Foi na edição que circulou na quarta-feira, 20...

NOVA LOJA MACÔNICA
1984
– A edição nº. 24 a revista “Panorama” anunciou mais uma loja, a “Estrela da Paz”, do Grande Oriente do Brasil. Inicialmente com 13 membros, tinha na diretoria provisória Áureo Batista, Walmir Parente e Pedro Santos Vieira.
- O ato de instalação foi no templo da loja “Luz e Fraternidade”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário