terça-feira, 30 de junho de 2009

REDE METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA DE SALVADOR SERÁ LANÇADA AMANHÃ

Será lançada amanhã (dia 1º), às 10 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Salvador (Remessa). Trata-se de uma rede de transmissão de dados de velocidade quatro mil vezes superior à conexão de banda larga utilizada comercialmente e que vai interligar cerca de 20 instituições localizadas na Região Metropolitana de Salvador.
A rede terá inicialmente 120 km de extensão e 70 pontos, inclusive no local onde está sendo implantado o Parque Tecnológico TecnoBahia, na Avenida Paralela. A Remessa vai permitir diversas aplicações, a exemplo de ensino à distância, telemedicina, convergência de voz e multimídia entre os pontos de presença, dentre muitos outros.
A Remessa faz parte do projeto Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada em todo o Brasil pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Na Bahia, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e da Prefeitura Municipal.
Segundo o secretário de CT&I, Ildes Ferreira, a rede será um importante vetor para o desenvolvimento da pesquisa na Bahia. “Estamos iniciando com nossa capital, mas vamos interligar cidades do interior que possuem instituições públicas federais e estaduais de ensino superior”, declarou.

Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
- Governo da Bahia
Tel: 55-71-3116-5817 / 55-71-9988-0183

Nenhum comentário:

Postar um comentário