domingo, 31 de maio de 2009

TUNEL DO TEMPO DOMINICAL

NA PRIMEIRA metade dos anos sessenta - 1963, o prefeito Francisco Pinto implantou o Ginásio Municipal (foto) na Rua Prof° Geminiano Costa que ficava ao lado do antigo Albergue Noturno e mais duas salas de aula na antiga balança do Campo Gado, localizada na parte dos fundos. Deixou projetado o atual prédio ao lado do forum, iniciado e inauguado por Joselito Amorim.

MAIO DE 60: ULTIMA SEMANA

VAMOS aproveitar este ultimo domingo do mês, também o ultimo dia, para uma nostálgica viagem ao ano de 1960, revivendo alguns fatos ocorridos na Feira de Santana durante a ultima semana do mês de maio, priorizando alguns setores da cidade. Vamos começar focalizando o esporte das multidões.

VIVENDO grande fase o Fluminense aproveitou a folga na tabela e aplicou impiedosa goleada no time do Galícia, para desespero dos espanhóis aqui residentes. O jogo foi no estádio Almachio Boaventura. Uma semana antes, na mesma praça esportiva o tricolor venceu o Ipiranga pelo placar de 2x1.

MATANDO a saudade dos desportistas, especialmente torcedores do Fluminense, vale lembrar que o “Touro do Sertão” terminou a temporada com números positivos: 32 partidas (oficiais e amistosas), sendo 16 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. Fez 43 gols e sofreu 27. O presidente era Jucadias que no mesmo ano também presidiu a micareta de Feira.

TAMBÉM em alta o campeonato de amadores promovido pela Liga Feirense de Desportos. Além da disputa entre os times titulares, existia no amadorismo confronto dos aspirantes do mesmo clube. Os jogadores eram assim chamados porque lutavam para chegar a condição de titulares.

OS JORNAIS da época registram que o Mecânico dirigido pelo técnico Colbert Martins (foto) conquistou na tarde de domingo, 23 de maio, o tetra campeonato feirense de futebol aspirantes do ano anterior, ao vencer o Vasco da Gama pelo placar de 2x1 tendo no comando da refrega o juiz José Santos.

DENTRO de campo os dois clubes colocaram seus principais atletas. O Mecânico escalou Geraldo, Dadá e Agenor; Reginaldo, Isaac e Val; Tote, Tonho, Duca, Branco e Molequinho. Já o Vasco da Gama utilizou Pitel, Louro e Santinho; Washington, Rodrigues e Jacob; Tonho, Walquir, Denílson, Carlito e Caverinha.

FOLGANDO na tabela do certame feirense o Flamengo fez jogo amistoso com o São Paulo que ainda não participava do campeonato da Liga Feirense. A refrega, realizada no mesmo dia, 23 de maio, aconteceu no chamado campo dos “casados” e com gols de Targino e Betinho, o rubronegro ganhou de 2x1.

ENQUANTO Mecânico, Vasco da Gama, Flamengo e São Paulo se exibiam por aqui, o Bahia Feminino comandado por Joel Magno se apresentou para os desportistas de Conceição de Feira. As meninas do Bahia enfrentaram o time de juvenis do próprio Bahia, formado basicamente por garotos estudantes.

AO FINAL da partida, para delírio do publico as meninas venceram de 4x2, tendo Joel Magno, dublê de radialista e treinador, escalado as seguintes atletas: Lurdinha, Glorinha, Zumira (que se casaria com o goleiro Mudinho) e Regina; Nicinha (Rosinha) e Selenita; Alzirinha (Maria Edilia), Miracy, Elionor, Denise e Wanda (Waldecy).

MUDANDO de assunto, lembramos que nos meios estudantis a principal noticia foi a eleição da nova diretoria do Grêmio Cultural Dival Pitombo, da Escola Normal. Entre os eleitos, Iara Cunha (foto), presidente; Zilah Porto, secretária geral; Silvio Pedra Cruz, tesoureiro; e Denise Boaventura, diretora de artes.

NA ÁREA social, a posse da nova diretoria da “25 de Março”. Ildes Meireles (presidente), Edward de Sena Assis (vice), Orlando Navarro Bahia e Claudemiro Campos (secretários), Rubem Borges Cerqueira (tesoureiro), Romário Teixeira Braga (procurador) e Luiz Carneiro e José Ferreira (oradores).

NA ÁREA de saúde, irmãos da Santa Casa de Misericórdia, pediram reunião de assembléia, porque foi contratado um médico para diretor do Hospital Dom Pedro de Alcântara, cargo que ainda não existia. Como o provedor Augusto Matias estava em São Paulo, o pedido foi encaminhado ao vice Geraldo Leite

NA ÁREA política, o vereador Antonio Araújo (foto) indicou ao prefeito Arnold Silva a criação do Serviço de Engenharia denominado Diretoria de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura, com um engenheiro, um arquiteto, um auxiliar de campo, um auxiliar de escritório e um datilógrafo.

E NO MAIS, a câmara municipal aprovou moção pela passagem do aniversário do coronel Servilho Carneiro, ex-vereador, integrante da histórica primeira legislatura pós Estado Novo, eleita nas eleições gerais de 1947 e instalada no ano seguinte. Era líder político em Bom Despacho, hoje distrito de Jaguara, sua principal base leitoral no municipio.

NA SEGUNDA matade da década, em 1968, foi a vez do governador Luiz Vianna Filho, vir a Feira de Santana e no gabinete do prefeito João Durval assinar o ato d criação da Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana, que funcionou no predio da antiga Escola Normal, hoje CUCA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário