terça-feira, 19 de maio de 2009

CONSELHO DESTACA AÇÕES DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PARA ENFRENTAR A CRISE


Na reunião que empossou os novos conselheiros, o secretário e prewidente do conslho, Ildes Ferreira, ganhou moção de reconhcimento pelo trabalho à frente do Sect&i

O fortalecimento das ações de Ciência e Tecnologia, com a adoção de projetos inovadores, é o melhor caminho para se combater a crise econômica mundial, que atinge também a Bahia. A medida foi defendida hoje (dia 19), durante a X Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec), ocorrida hoje, em Salvador. Um dos entusiastas dessa receita para reaquecer a economia baiana foi o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, que tomou posse no Concitec.

Na reunião, Pinheiro falou sobre o papel de C&T para o desenvolvimento do Estado da Bahia, quando destacou as ações da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). “A Ciência e Tecnologia representam um setor estratégico na estrutura de qualquer Estado e de qualquer instituição. Na hora da crise, é preciso consolidar as ações de C&T e investir em novas matrizes tecnológicas, Hoje, o conteúdo é a grande ferramenta proporcionada pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia e isso a Secretaria da Bahia tem procurado fazer”, observou Walter Pinheiro.

Na reunião, Pinheiro falou sobre o a relevancia do papel da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do Estado da Bahia. “ Este é um setor estratégico na estrutura de qualquer Estado e de qualquer instituição. Em época de crise, é preciso consolidar as ações de C&T e investir em novas matrizes tecnológicas”, observou Walter Pinheiro. Ao defender o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico “como catalisador do processo de enfrentamento da crise”, ele citou a importância da implantação do Parque TecnoBahia, em construção na Avenida Paralela, da instalação dos Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais (CVTTs) e de medidas simples como a instalação de um Ponto de Cultura em escolas públicas, além do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para solucionar gargalos produtivos.

Na ocasião, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Concitec, Ildes Ferreira, destacou diversas ações que vem sendo empreendidas pela Secti, dentre elas a implantação do Parque Tecnológico de Salvador, dos CVTTs, da Escola de Ciências na região do Semi-árido, da estrutura de cidades digitais em municípios baianos, do Programa estadual de inclusão sociodigital, considerado o maior do Brasil, e do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), que apóia a consolidação de Arranjos Produtivos Locais.

Já o diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Elias Ramos, apresentou o Programa Empreende Bahia que, oferece linhas de apoio a diversas iniciativas ligadas ao empreendedorismo, focando o fortalecimento das incubadoras baianas, o surgimento de empreendimentos inovadores e criando as bases para a consolidação do TecnoBahia.

MOÇÃO
– Por sugestão do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, o Concitec aprovou, por unanimidade, Moção de Reconhecimento pelo trabalho que Ildes Ferreira vem desenvolvendo, há quase dois anos e meio, frente à Secti. Além de Walter Pinheiro, também foram empossados os novos conselheiros Edson Valadares (Seplan) e Osvaldo Barreto Filho (Ufba).



Assessoria de Comunicação Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário