quarta-feira, 11 de março de 2009

PARQUE TECNOLOGICO CONTARÁ COM INSTITUTO ATLÂNTICO-CPqD

O Parque Tecnológico TecnoBahia, em fase de implantação na Avenida Paralela, acaba de ganhar o reforço do Instituto Atlântico, vinculado ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A assinatura do protocolo de intenções entre o Governo da Bahia, o CPqD e o Instituto Atlântico aconteceu durante a tarde de hoje (11), na Secretaria do Planejamento (Seplan).



Principal instrumento de atração de pesquisa de ponta, o Parque Tecnológico abrigará um consórcio de pesquisas universitárias, incubadoras e empresas de base tecnológica. Será também um centro de convergência do sistema estadual de Inovação na Bahia, nas esferas pública, acadêmica e empresarial. Com forte apelo ambiental, o projeto foi cuidadosamente pensado dentro de um conceito de desenvolvimento sustentável, utilizando materiais ecologicamente corretos.

"O desenvolvimento do setor terciário superior faz parte dos nossos objetivos estratégicos de desenvolvimento da Bahia”, explicou o secretário de Planejamento, Ronald Lobato. Segundo ele, assinatura de hoje contribuirá para o fortalecimento tecnológico do estado, colaborando para a atração de investimentos, “fomentando dessa forma o crescimento econômico e social da RMS”.


Para o secretário de CT&I, Ildes Ferreira, o Parque Tecnológico será um grande passo para garantir o desenvolvimento aliado à preservação ambiental num dos poucos vetores de expansão da capital, e também uma das áreas onde mais cresce a ocupação irregular. “O TecnoBahia vai atrair para nossa capital centros de pesquisas de grandes empresas, atrelar o desenvolvimento científico ao setor produtivo, alavancar pesquisas em diversos setores, a exemplo das áreas de energia eólica, solar, biocombustíveis, edificações verdes (green buildings), e favorecer o surgimentos de empresas criativas e inovadoras”, completou Ildes.


"A previsão é que dentro de um prazo de três meses nós possamos nos instalar provisoriamente em Salvador, até a abertura do Parque", afirma o superintendente do Instituto Atlântico, José Eduardo Martins. O CPqD é considerado um dos mais expressivos centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da América Latina na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Um comentário:

  1. Parábens ao sec. Ildes! Trazer o CPqD (quem conhece sabe que é uma fundação de pesquisa reconhecida mundialmente!) para Salvador dá a mostra da seriedade do Parque de Tecnologia que a Bahia precisava há tempos! Precisamaos sim, tanto quanto de vagas na indústria, de oportunidades de pesquisa e alta tecnologia! Vamos em frente que atrás (e que fiquem sempre atrás!) vem gente!!!

    ResponderExcluir