quinta-feira, 12 de março de 2009

CURSO GRATUITO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO TEM VAGAS PARA ESTUDANTES


Começa na próxima segunda-feira (dia 16) e prossegue até a quinta-feira (20), as inscrições para o curso de formação de jovens em Tecnologia da Informação (TI). Destinada a cerca de 400 jovens da rede pública de ensino, a iniciativa faz parte do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), uma ação do Governo da Bahia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, através do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Serão 500 horas de aulas e os alunos que se destacarem têm boas chances de serem contratados por empresas de TI, como aconteceu com Felipe Nicoluzzi Bahia, que acaba de ser contratado pela CPM-Braxis, maior empresa nacional de TI.


O curso de formação em TI abriu para o estudante aplicado as portas de um mercado de trabalho que exige qualificação e bastante promissor. Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor.


Esta primeira fase do programa contará com turmas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. As turmas serão formadas por estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública. As inscrições serão realizadas mediante um processo seletivo nas escolas credenciadas no período de 16 a 20 de março. As provas serão realizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, em 4 de abril e o resultado divulgado no dia 8. As aulas começam em 27 de abril. Todas as informações e o acompanhamento do processo seletivo podem ser feito pelo site da Secretaria Estadual de Educação (Sec). As provas do processo de seleção testarão os candidatos em conhecimentos básicos em informática e lógica matemática.


Uma parceria com a Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet) e a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação) vai facilitar o contato dos jovens com as empresas, que aproveitam a oportunidade para encontrar novos talentos em programação.


“O programa está focado em áreas que possuem muitas vagas em aberto no mercado baiano. Existe uma demanda muito grande por profissionais capacitados nestes segmentos e que possuam conhecimento em inglês, por isso o programa também conta com aulas de inglês básico”, explicou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.


O Proaj é uma ação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação (Sec) e da Assessoria de Gestão Estratégica de TIC (Agetic) da Casa Civil, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom), a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro) e Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD). A turma piloto do programa já formou 80 alunos e 350 outros jovens estão em sala de aula desde 11 de fevereiro deste ano.

2 comentários:

  1. Olá
    Tentei me inscrever no site www.sec.ba.gov.br e não encontrei nada a respeito do Curso de tecnologia da Informação 2009.Vc sabe algo sobre o curso?!
    grata
    atges_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Também desejo obter informações sobre a listagem das escolas onde está acontecendo as inscrições. allexsantiago@yahoo.com.br

    ResponderExcluir