terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ECOS DA MICARETA DE FEIRA DE SANTANA (III)



1947 A CIDADE REALIZA A FOLIA DEMOCRÁTICA

“Micareta da Democracia”. Assim foi batizada a folia momesca, por conta do fim do Estado Novo e a redemocratização do país com e a realização de eleições, inclusive em Feira de Santana para escolher pelo voto o novo prefeito e os membros da primeira legislatura da câmara de vereadores pós ditadura Vargas.





Eleita rinha da micareta, a coroação de Delorisa Bastos aconteceu nos salões da “25 de Março”, (foto acima) que ainda realizou mais quatro bailes para os associados. A diretoria, para maior conforto dos foliões, anunciou a instalação de ventiladores nos salões.



No préstito de domingo a cidade parou para aplaudir rainha e princesas e mais três carros que formaram no préstito: “Garotas no frevo”, “Queremos mais” e “Mula manca”. Na terça a atração foi Jeremias que desfilou pela Rua Direita montado na sua mula manca, bem como os cordões, batucadas e bandos tocando e cantando grandes sucessos, entre eles “Piratas da perna de pau” de João de Barro (foto à direita) e a marcha “Eu quero é rosetar!”, de Haroldo Lobo e Milton Oliveira, cantada por Jorge Veiga (foto abaixo).




Por um carinho seu minha cabrocha
Eu vou a pé a Irajá
Que me importa que a mula manque
Eu quero é rosetar.

Faço qualquer negógio
Com você cabrocha
Tanto faz ser lá no Rocha
Ou Jacarepaguá



Pode até a mula mancar
Que eu vou a pé pra lá.
Que me importa que a mula manque
Eu quero é rosetar.

Entre outros sucessos da micareta de 1947. "Pirata da perna de pau" (Nuno Roland) - "Odalisca" (Nelson Gonçalves) "Palhaço" (Francisco Alves) - e "Anda Luzia" (Sílvio Caldas)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário