sábado, 17 de janeiro de 2009

FEIRA ONTEM EM JANEIRO



Dom Augusto na cidade
1932 – A cidade se envaideceu no domingo, 24,com a presença ilustre de Dom Augusto, arcebispo primaz do Brasil, na Festa de Santana. Na residência do cônego Carlos Olympio, ouviu discursos de Oscar Erudilho e Satyro Ribeiro, este falando em nome dos católicos.
- A visita do arcebispo está na “Folha do Norte” de sábado, 30...

Como se fosse vestibular
1946 – “A Secretaria do Colégio Santanópolis avisa a todos os interessados que já se acham abertas as inscrições para o exame de admissão à 1ª série do curso ginasial, diurno e noturno, que se realizará em os dias 26 e 27 de fevereiro próximo vindouro”.
- Professora Hildete da Silva Pitombo, secretária interina, assina o aviso...

O eterno uso da máquina
1947
– Queixa da UDN que na época era oposição local: “Repete-se agora o mesmo abuso inqualificável que se registrou nas eleições federais: guardas municipais fardados andam a distribuir as cartas de propaganda eleitoral de candidatos do PSD”
- Começou cedo a campanha dos candidatos à prefeitura constitucional de Feira...

Na famosa Rua do Meio
1952
– “Folha do Norte”, 20: “... Quase todas as noites moradores nas ruas adjacentes acordam assustados com tiros, gritos, correrias e algazarras, que são incidentes e desordens provocados por elementos desocupados que perturbam o sossego noturno”.
- Na “Rua do Meio”, hoje “Sales Barbosa”, funcionavam os cabarés da cidade...

Mons. Moisés do Couto
1953
– Falece dia 9 Mons. Moisés Mendes do Couto perto de completar 86 anos. Além de trazer da França, em 1905, as Irmãs Sacramentinas para o Asilo N. S. de Lourdes, a ele se atribui as providencias para a iluminação da então Matriz de Santana.
- Foi o oitavo Vigário da Paróquia de Santana, de 1898 a 1907...

Ciro Assume associação
1963 – “Na noite da ultima terça-feira, no auditório da Biblioteca Municipal Arnold Silva, realizou-se a posse da nova diretoria da Associação Cultural Filinto Bastos, para o biênio 63/64, tendo como presidente o romancista Ciro Leite”.
- Coluna “Panorama” assinada por Helder Alencar, na sexta-feira, 4...

Favorita canta em Feira
1967 – “Estará hoje em nossa cidade o maior cartaz feminino do rádio brasileiro, a fabulosa campeã do carnaval Emilinha Borba. A querida estrela se apresentará na Euterpe, com suas vitoriosas criações musicais para o próximo reinado de momo”.
- Está na primeira página do jornal “Folha do Norte” do dia 21...

O fim da Fundação Uefs
1981
– Do primeiro parágrafo do editorial do jornal “Feira Hoje”, página dois: “1981 já começou ruim para Feira de Santana. Foi atingida uma das suas principais instituições, senão a mais importante de todas elas: Fundação Universidade de Feira”.
- Ato do Governo do Estado subordinou a universidade a Secretaria de Educação...

Orientado pela pesquisa
1994
– De João Durval, domingo, 16, na edição do jornal “Feira Hoje” sobre seu primeiro ano como prefeito: “Sou candidato a governador da Bahia. Há um ano, todas as pesquisas realizadas até aqui me colocam na liderança isolada. É o reconhecimento do trabalho sem discriminar prefeitos, deputados e municípios”.
- Em março entregou o cargo ao vice e foi à luta, sem sucesso...

Imbassahy quando governdor
1995
– “O governador Antonio Imbassahy, antes de deixar o cargo assinou licitação para a construção de dois Módulos da Universidade Estadual de Feira de Santana, aumentando assim o número de salas de aula da Uefs”.
- Oydema Ferreira, “Feira Hoje”, domingo, primeiro dia do ano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário